Canal de Parametrização

Toda importação realizada no Brasil passa por uma análise criada pela Secretaria da Receita Federal (SRF), feita logo após o registro da Declaração de Importação (DI) no sistema da SRF. Essa análise serve para vários fins: fiscalizar o que esta sendo importado e se eles condizem com o registrado nos documentos, verificar se os produtos estão com a NCM correta e, consequentemente, na tributação correta, entre outros casos.
A mercadoria pode ser selecionada para 4 canais de parametrização diferentes:

-Canal Verde,
-Canal Amarelo,
-Canal Vermelho,
-Canal Cinza,

Não há como prever em qual canal cada importação vai ser encaixada, por isso é lmportante a correção dos documentos.
Um canal verde por exemplo, é sinônimo de redução de tempo e de custos, já que a carga ficará pouco tempo armazenada, será imediatamente colocada à disposição para venda, e os custos operacionais serão menores.

Operação por Conta e Ordem de terceiros

A Importação por Conta e Ordem de Terceiro é um serviço prestado pela Overseas a qual promove, em seu nome, a importação de mercadorias adquiridas por outra pessoa jurídica (adquirente) de acordo com contrato previamente firmado.

Realizando importações dessa forma, a sua empresa como (adquirente) e Overseas (importadora), sua empresa se beneficiara do nosso benefício fiscal no qual somos autorizados pela Receita Federal do Brasil a reduzir a porcentagem desembolsada para pagar o ICMS de sua importação.

Radar Importação/Exportação

O RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) é a Habilitação a operar no SISCOMEX. Essa autorização é emitida pela Receita Federal e permite à empresa que a possui importar e exportar no Brasil. É necessário fazer o pedido antes de começar as atividades de importação-exportação no Brasil, e hoje os pedidos são online, via portal único Siscomex.

 

O SISCOMEX (Sistema Informático do Comércio Exterior) é um sistema informático de registro dos procedimentos de importação e exportação. Esta ferramenta, além de permitir ao Governo de ter um controle no Comércio Exterior Brasileiro, facilita muito as atividades de importação e exportação. O uso desse canal de informação único permite diminuir de maneira significativa o volume de documentos necessários às operações de importação-exportação e eliminar os controles paralelos demorados. Permite que o fluxo de informações seja único, o que reduz a burocracia e o custo das negociações.

 

O sistema trata-se de um controle prévio que evita com que empresas utilizem o comércio internacional como uma forma de fraudar o fiscal, abrindo e fechando empresas importadoras e exportadoras a qualquer momento.

 

Quais são as modalidades Radar de Importação?

Existem três categorias de Radar, que podem variar de acordo com os valores das transações de importação semestrais de uma empresa.

Também é importante ressaltar que não há limite de valores para transações de exportação em nenhuma das modalidades.

 

Expresso

Nesta modalidade estão as empresas que, em um período de seis meses, movimentam um volume igual ou inferior a 50 mil dólares em importações.

Limitado

As empresas desta categoria estão habilitadas a fazer importações cujos valores sejam superiores a 50 mil dólares, mas que não ultrapassem os 150 mil dólares a cada seis meses.

Ilimitado

Enquadram-se neste tipo de Radar as empresas que fazem importações com valores superiores a 150 mil dólares por semestre.