top of page
Buscar
  • Foto do escritorOverseas Trading

Golden Week: como a "Semana Dourada" pode impactar negócios internacionais

A China é atualmente um dos maiores e mais importantes mercados do mundo, com uma economia em crescimento constante. Como tal, a pressão é enorme para o país manter um alto nível de produtividade e eficiência, a fim de manter a cadeia de suprimentos global lubrificada.




A competitividade da China no mercado mundial depende da eficiência de sua produção em massa, que é vital para manter as tarifas e os custos de produção baixos.


Além disso, a China é também um importante centro de produção de tecnologia e eletrônicos, o que exige uma maior precisão e eficiência na produção de peças e componentes. A manutenção de uma cadeia de suprimentos eficiente é essencial para isso.

Mas, duas vezes por ano, o maior exportador do mundo se permite uma pausa.

Há duas pausas de uma semana no país – uma em cada metade do ano.


A primeira, conhecida como Semana Dourada do Ano Novo Lunar Chinês — ou Golden Week — ocorre no início do ano em janeiro/fevereiro para dar às pessoas tempo livre para celebrar o Ano Novo Chinês.


A segunda — a Golden Week do Dia Nacional da China — refere-se a um feriado prolongado que ocorre durante a primeira semana de outubro, comemorando o Dia Nacional da República Popular da China. Durante este período, muitos chineses viajam para suas cidades natais ou aproveitam o tempo livre para fazer compras e viajar. Os trabalhadores de todo o país têm a oportunidade de desacelerar e se desconectar da agitação da vida cotidiana.


Dada a influência da China no mercado global e no comércio mundial, uma calmaria de uma semana — embora antecipada — tem o potencial de complicar as operações da cadeia de suprimentos e causar atrasos logísticos em todo o mundo.


Enquanto a China lida com a logística de viagens de sua Golden Week, o resto do mundo lida com o impacto que isso tem na logística da cadeia de suprimentos, que pode ser afetada para os fornecedores, por conta da demanda adicional por produtos e serviços durante este período. Isso pode levar a desafios, como a falta de matéria-prima, atrasos no transporte e na entrega dos produtos e até mesmo a interrupção da cadeia de suprimentos.

Fábricas em todo o país fecham e a produção fica paralisada, e da mesma forma nos portos e terminais, o trabalho e o pessoal são reduzidos ao mínimo.


Com as operações funcionando em uma pequena fração da velocidade total, os níveis de produtividade e eficiência diminuem e torna-se logisticamente impossível para exportadores e importadores fazerem seus produtos entrarem e saírem da China.

Faz-se necessário então, que toda a ação deverá ocorrer antes do início das festividades. Sendo assim, nas semanas que antecedem a Semana Dourada, a demanda por exportações chinesas dispara, enquanto as empresas tentam liberar suas exportações antes que as operações na China sejam completamente encerradas.


Mesmo após a Golden Week, a capacidade e o pessoal geralmente permanecem limitados e a produção pode demorar a aumentar.

Os armadores (o que executa toda a operação e transporte de cargas entre os portos), também podem continuar a cancelar as viagens nas semanas seguintes.

Dito isto, a falha em levar sua mercadoria para dentro ou para fora da China antes das festividades pode resultar em consequências terríveis, pois os atrasos da Golden Week às vezes podem significar meses.


Para as empresas, isso pode se traduzir em possíveis violações de contratos, acúmulo de taxas de atraso, baixos números de vendas e assim por diante.


Preparando-se para a Golden Week

Ter em mente a Golden Week e planejar-se de acordo é crucial para empresas que têm negócios significativos com o Japão e China. Uma preparação adequada pode garantir que os impactos negativos sejam minimizados e que as operações continuem a fluir sem problemas.


Aqui estão algumas etapas a seguir para que sua empresa se prepare:


1 - Planejamento antecipado: este é o passo mais importante. As empresas devem trabalhar com seus parceiros, fornecedores e clientes desses países com meses de antecedência para compreender e antecipar qualquer possível interrupção.


2 - Ajuste de estoques: se sua empresa depende de insumos ou produtos do Japão ou China, pode ser útil aumentar os estoques antes da Golden Week para garantir que não haja falta de produtos durante ou imediatamente após o período.


3 - Antecipe as remessas: se você estiver exportando para o Japão ou China, tente enviar as mercadorias bem antes da Golden Week ou planeje remessas para depois dela. O mesmo vale para importações.


4 - Comunique-se com os stakeholders: informe seus clientes, fornecedores e quaisquer outras partes interessadas sobre quaisquer possíveis atrasos ou interrupções no serviço devido à Golden Week.


5 - Flexibilidade nas operações: seja flexível com os prazos de entrega, especialmente se sua empresa depende fortemente da cadeia de fornecimento japonesa e chinesa. Aconselhe sua equipe a ser compreensiva e a considerar as potenciais demoras.


6 - Monitore a logística: fique de olho no tráfego dos portos e aeroportos e esteja ciente das possíveis complicações logísticas. Considere trabalhar com agentes de carga ou intermediários logísticos que tenham experiência com as particularidades da Golden Week.


7 - Condições financeiras: se sua empresa estiver envolvida em operações financeiras relacionadas ao Japão, como negociação de ações ou câmbio, esteja ciente de que a bolsa de valores de Tóquio e outras instituições financeiras estarão fechadas.


8 - Revise o planejamento: após a Golden Week, faça uma revisão do que funcionou e do que não funcionou. Use isso como uma oportunidade de aprendizado para se preparar ainda melhor nos anos seguintes.


Vem importar conosco! Com mais de 23 anos de mercado em importações, focados em trazer soluções que facilitam as operações de importação da sua empresa e podemos oferecer mais agilidade e previsibilidade ao fluxo de comércio exterior da sua empresa.


Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos contribuir para o desenvolvimento do seu negócio.😍


Vem importar conosco!

.:comercial@overseastrading.com.br

.:www.overseastradin

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page