top of page
Buscar
  • Foto do escritorOverseas Trading

Série: Portos Marítimos

Os 10 principais portos em termos de tráfego de contêineres por ano


Os portos são a tábua de salvação de civilizações e nações e têm efeitos de longo alcance numa variedade de domínios. Da defesa aos sectores económico e financeiro, os portos marítimos controlam a prosperidade de uma nação.

Os países abençoados com costas abundantes são capazes de se expandir e crescer rapidamente devido aos vastos benefícios que os portos lhes proporcionam.


Os países mais para o interior dependem das nações costeiras para vários bens e serviços, permitindo assim o comércio e o comércio.


Um porto é uma estrutura designada onde navios e outras embarcações podem atracar. Eles podem transportar mercadorias como combustíveis, alimentos, gado, madeira, etc. ou transportar pessoas entre nações.


Para facilitar a rápida entrada e saída das embarcações, são disponibilizadas diversas facilidades neste sentido. Isso pode incluir grandes pátios de contêineres, terminais portuários exclusivos e outras instalações auxiliares, como serviços, reparos e manutenção.


Os portos são encontrados em todo o mundo, em todos os continentes, incluindo a remota Antártida, e atendem a uma ampla variedade de bens e serviços. Assim, classificá-los em portos principais e secundários pode ser complicado.


Neste sentido, a maioria dos portos concentra-se hoje principalmente em mercadorias transportadas através de contentores. Assim, estes contentores são utilizados para obter uma estimativa aproximada da saúde geral de um porto.


Na maioria das normas, guias e publicações internacionais, o tráfego de contêineres medido em TEUs é considerado referência para o tráfego portuário. Um TEU refere-se a unidades equivalentes a vinte pés, onde 20 pés é o comprimento médio de um contêiner. Os contêineres de quarenta pés são contabilizados como 2 TEUs.


Nesta lista, temos duas categorias principais de portos: portos principais com base no tráfego de contêineres e outros portos importantes ao redor do mundo. Para determinar a classificação da primeira categoria, foi utilizado o tráfego de TEU, enquanto a segunda categoria depende principalmente da localização geográfica e da relevância.


Os 10 principais portos em termos de tráfego de contêineres por ano


O tráfego de TEU experimentado pela maioria dos portos desta lista ronda os milhões. Eles estão predominantemente localizados dentro e ao redor da China devido a diversas características que tornam a região um ótimo local para a instalação de um porto.


A China está situada no Oceano Índico, com acesso direto ao Oceano Pacífico, ao Mar da China Meridional, ao Mar da China Oriental, ao Estreito de Malaca e às costas coreana e japonesa.


Assim, todo o tráfego de e para os oceanos Pacífico e Índico passa por esta região, tornando-a um hotspot para portos. Dos 10 primeiros da nossa lista, 7 estão situados na China, 1 em Singapura, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos.


1. Porto de Xangai,

tráfego de TEU na China em 2022: 47,3 milhões



O Porto de Xangai tornou-se o porto mais movimentado do mundo em 2010 e manteve essa posição desde então, após ultrapassar o Porto de Singapura. Foi inaugurado em 1842 e atualmente é administrado pela Shanghai International Port Company Ltd., que opera o porto como um porto fluvial e de alto mar. Está situado no Mar da China Oriental e fica de frente para a Baía de Hangzhou ao sul. Tornou-se um porto proeminente devido à sua localização geográfica perto da confluência dos rios Yangtze, Huangpu e Qiantang. O porto é essencial para o comércio na costa leste da China.


2. Porto de Singapura,

tráfego de TEU de Singapura em 2022: 37,3 milhões



O Porto de Singapura é o segundo maior porto desde 2010 e inclui inúmeras instalações e terminais que o complementam. Ele envia 1/5 dos contêineres do mundo, quase metade do petróleo bruto mundial e é o maior porto de transbordo. Este porto proporciona um grande crescimento económico para a região, uma vez que não existem recursos naturais viáveis ​​em grande escala. Os navios se aproximam através do Oceano Índico, do Oceano Pacífico e do Estreito de Cingapura, já que o Estreito de Johor ao Norte é intransitável. Os principais operadores de terminais incluem Keppel e Pasir Panjang. Estes estão sob a autoridade da PSA (Autoridade do Porto de Cingapura) e do Porto de Jurong. O Porto de Cingapura também opera um terminal especializado para navios de cruzeiro e transatlânticos.


3. Porto de Ningbo-Zhoushan, China Tráfego de TEU em 2022: 33,35 milhões



É um dos portos mais movimentados do mundo e está localizado no Mar da China Oriental, perto da Baía de Hangzhou e do município de Xangai. É ainda composto pelo porto de Beilun (mar), pelo porto de Zhenhai (estuário) e pelo antigo porto de Ningbo (rio interior). O porto é operado pela Ningbo Zhoushan Port Co. após a fusão dos portos de Ningbo e Zhoushan em 2006. Apoia o comércio com mais de 90 países e tem mais de 190 berços para navios de diversas classes de peso. No entanto, o constante tráfego marítimo poluiu as águas da região, provocando indignação internacional.


4. Porto de Shenzhen Tráfego de TEU em Shenzhen, China em 2022: 30 milhões



O Porto de Shenzhen refere-se a vários portos na província de Guangdong, na China, que atuam sob um único chefe. O porto está localizado próximo a várias baías e hidrovias proeminentes que proporcionam grande tráfego de contêineres. Inclui mais de 140 berços para navios e está subdividido para gestão em dois portos nos lados oriental e ocidental, divididos pela península de Kowloon. Está localizado no Delta do Rio das Pérolas, o que o torna ideal para serviços de transporte marítimo.


5. Porto de Qingdao, tráfego de TEU na China em 2022: 25,67 milhões



Localizado no Mar Amarelo, o porto está dividido em 4 seções: Dagang, Qianwan, Huangdong Oil e Dongjiakou. O porto possui diversos acordos com outros portos para facilitar a navegação e o transporte. É um dos portos mais movimentados do mundo, com tráfego de vários países.


6. Porto de Guangzhou, tráfego de TEU na China em 2022: 24,6 milhões



Este porto serve como o principal porto da região de Guangdong que lida com o transporte marítimo. É operado pelo Guangzhou Port Group Co. e se fundiu com o vizinho Porto de Huangpu. É o maior porto (abrangente) da região Sul da China. É um porto e centro integral no Delta do Rio das Pérolas. O porto possui 4.600 berços disponíveis para diversas classes de tamanhos de navios. Atualmente estão em andamento operações de dragagem para expandir o porto e permitir a entrada de navios de maior tonelagem.


7. Porto de Busan, Coreia do Sul Tráfego de TEU em 2022: 22,07 milhões



O Porto de Busan é o maior porto da Coreia do Sul e está localizado no porto de Busan. É um porto extremamente movimentado devido à sua localização e às instalações disponíveis para atracação de navios. Atualmente possui vários portos irmãos que operam em todo o mundo.


8. Porto de Tianjin, China Tráfego de TEU em 2022: 21,03 milhões



Este porto é operado pelo Tianjin Port Group Ltd. e atende principalmente portos marítimos e fluviais. Era conhecido como Porto de Tanggu e está localizado em uma área geograficamente relevante. Este porto é o maior porto do norte da China, com comércio em grande escala em muitos países. O porto possui diversas instalações, além de inúmeros berços que oferecem espaço para a entrada de navios. É um porto muito desenvolvido que presta serviços de transporte marítimo e de terminal de inúmeras organizações de renome.


9. Porto de Hong Kong, província de Hong Kong / China Tráfego de TEU em 2022: 16,57 milhões



Localizado no Mar da China Meridional, este porto marítimo está situado em torno do Porto Victoria e é um dos portos mais movimentados tanto no movimento de carga como de passageiros. O porto está subordinado ao Comitê de Operações Portuárias e ao Departamento da Marinha. Os terminais portuários são mantidos por diversas empresas, incluindo Modern Terminals Ltd. (MTL), Hongkong International Terminals Ltd. Os nove terminais incluem berços para navios porta-contêineres, frotas governamentais e navios em fase de reparos e manutenção. É um dos portos mais desenvolvidos do mundo, com diversas instalações disponíveis para uma grande variedade de navios e embarcações.


10 . Porto de Rotterdam, Holanda Tráfego de TEU em 2022: 15,9 milhões



Sendo o maior porto da Europa em termos de tráfego de carga, este porto está localizado na região do delta do Reno-Mosa-Escalda. Possui 5 portos subsidiários que operam sob a autoridade portuária central. Foi elogiado como um dos portos mais avançados tecnicamente do mundo e possui sistemas automatizados que funcionam em quase todas as esferas de funcionamento do porto. É administrado pela Autoridade Portuária de Rotterdam, que supervisiona as operações regulares. Possui inúmeros prêmios por ser um dos portos mais desenvolvidos e por tomar iniciativas para reduzir a pegada de carbono e as emissões.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page