top of page
Buscar
  • Foto do escritorOverseas Trading

O que é um canal de parametrização?

Canal de Parametrização? O que é isso?!


Toda importação realizada no Brasil passa por uma análise criada pela Secretaria da Receita Federal (SRF), feita logo após o registro da Declaração de Importação (DI) no sistema da SRF. Essa análise serve para vários fins: fiscalizar o que está sendo importado e se eles condizem com o registrado nos documentos, verificar se os produtos estão com a NCM correta e, consequentemente, na tributação correta, entre outros casos.


E a mercadoria pode ser selecionada para 4 canais de parametrização diferentes:



- Canal Verde é o mais simples. Quando a Declaração de Importação é parametrizada em Verde o desembaraço dessa carga será feita automaticamente pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX). Não será necessário análise de documento ou mercadoria e brevemente o produto importado fica disponível para retirada no porto.


- Canal Amarelo indica que será realizado o exame dos documentos da importação, e, não sendo constatada irregularidade, será efetuado o desembaraço aduaneiro, dispensada a verificação da mercadoria. Em caso de irregularidade o fiscal pode solicitar vistoria da mercadoria.


- Canal Vermelho indica que a carga passará por análise fiscal dos documentos e da mercadoria;


- Canal Cinza é o mais complicado e envolve a análise dos documentos da importação, da mercadoria bem como uma análise financeira aprofundada da empresa importadora.


Não há como prever em qual canal cada importação vai ser encaixada, por isso é importante a correção dos documentos de importação antes do embarque.


Um canal verde é sinônimo de redução de tempo e de custos, já que a carga ficará pouco tempo armazenada, será imediatamente colocada à disposição para venda, e os custos operacionais serão menores.


Aqui na Overseas Negócios Internacionais mantemos uma equipe de consultores especializados, que irá lhe assessorar com demandas operacionais, cambiais, contábeis e fiscais, fornecendo assessoria completa no processo de importação e auxiliando na correção de documentos.


Oferecemos os serviços de Habilitação no Radar/Siscomex, Assessoria documental, Suporte nas áreas econômicas, financeiras, jurídicas e tributárias, Expertise em regimes tributários diferenciados: Drawback, Ex-tarifário, Siscoserv, Seguro, entre outros, Despacho Aduaneiro na Importação ou Exportação e auditoria na Análise das NCMs utilizadas nas operações de importação.


Entre e contato conosco! Comércio Exterior sem complicação!

.:comercial@overseastrading.com.br

.:www.overseastrading.com.br .:+55 (48) 3204-9798

493 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page